quarta-feira, 20 de abril de 2011

* DOIS SENTIDOS NÃO ASSAM MILHO... !!! *

Cheguei cedo para o churrasco na fazenda de um amigo no interior. Quando cheguei, a cozinheira, atarefada me disse :

“Ainda bem que o senhor chegou! A carne está na churrasqueira lá no fundo e eu tenho que olhar o arroz e o feijão e ainda fazer a farofa . E eu fico correndo daqui pra lá e o feijão começou a queimar . Isso não dá certo! DOIS SENTIDOS NÃO ASSAM O MILHO”

Ouvi aquilo com atenção e fiquei pensando no que significaria aquele “Dois sentidos não assam milho...”. Perguntei a velha cozinheira e ela me deu uma verdadeira aula de “FOCO”

“As coisas só dão certo quando a gente presta atenção numa coisa de cada vez, e faz uma de cada vez. Não adianta querer fazer as coisas com dois sentidos , isto é direção . A gente tem que ter um sentido só, uma direção só . E o milho não assa ! E o milho queima “

E eu fiquei pensando na sabedoria popular. Na sabedoria dos mais velhos. Na sabedoria das pessoas simples . A gente estuda, estuda, lê livros complicados, faz cursos no mundo inteiro, para muitas vezes nem chegar perto da sabedoria de uma senhora analfabeta que com “bom senso “ diz e sabe das coisas que realmente importam na vida.

As maiores autoridades mundiais em administração e gestão hoje falam da importância do “FOCO” para pessoas e empresas. As empresas e pessoas têm que ter foco, isto é, concentrar-se nas suas fortalezas . A falta de foco faz com que as empresas não consigam formar a necessária “IDENTIDADE” de marca na cabeça de seus clientes . Sem foco as pessoas não conseguem se desenvolver, investir em si próprias ter sucesso.

Nesta semana, pense nisso. Será que não temos o péssimo hábito de querer fazer tudo ao mesmo tempo e deixamos o milho queimar ?

Lembre-se que “dois sentidos não assam milho”

4 comentários:

Unknown disse...

A sabedoria popular continua a ser profunda e clara.
Existe um outro que o meu pai me ensinou e que por sua vez o meu avô ensinou ao filho.

= Tudo quanto fizeres procura fazer bem feito e o mais perfeito possível =

chica disse...

Linda lição que nos chega da simplicidade,não?

Uma Páscoa linda e feliz!beijos,chica

Luzia Lira Pedagoga disse...

Já fui assim. fazia várias coisas ao mesmo tempo. Agora procuro me controlar. E estou gostando.Muito bom o texto. Reflexivo.

Bjos Luzia Lira

Luzia Lira Pedagoga disse...

Adorei o texto. Reflexivo. Já fui assim, de fazer tudo correndo. Tenho me controlado.

Bjos Luzia Lira

Postagem em destaque

*Relembrando : * O Pescador e o Banqueiro *

* O Pescador e o Banqueiro * Um banqueiro de investimentos americano estava no cais de uma povoação das Caraíbas, quando chegou um bar...