segunda-feira, 3 de agosto de 2009

*Céu X Inferno *

COLHERES DE CABOS LONGOS


"Conta uma história que Deus convidou um jovem para conhecer o CÉU e o INFERNO.
Foram primeiro ao inferno. Ao abrirem uma porta, o jovem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.
Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento era grande.
Em seguida, Deus levou o jovem para conhecer o céu. Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em volta e as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados e felizes. Não havia fome, nem sofrimento.
- Eu não compreendo - disse o jovem a Deus - por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?
Deus sorriu e respondeu:
- Você não percebeu jovem? É porque aqui eles aprenderam a dar comida uns aos outros.
Refletindo sobre esta história absurda, vemos três situações que merecem profunda reflexão em relação ao inferno que atormenta as pessoas em nossa sociedade:

EGOÍSMO - As pessoas no “inferno” estavam altamente preocupadas com a sua própria fome, impedindo que se pensasse em alternativas para equacionar a situação.

CRIATIVIDADE - Como todos estavam querendo se safar da situação caótica na qual se encontravam, as pessoas no ”inferno” não tiveram a iniciativa de buscar alternativas criativas que pudessem resolver o problema.

EQUIPE - Se tivesse havido humildade, espírito solidário e ajuda mútua, como as pessoas que estavam no “céu”, a situação teria sido resolvida de maneira satisfatória para todos.

Bem, concluímos então que dificilmente o individualismo, a presunção e o desprezo pelo outro conseguem transpor barreiras. O espírito de equipe, a comunhão e a sinergia de idéias são fatores preponderantes para o alcance do SUCESSO.
Uma equipe participativa, homogênea e coesa vale mais do que um BATALHÃO de pessoas com posicionamentos isolados.
Isso vale para qualquer área de sua vida."

Pr. Fernando
(Adaptação de texto do Pr. Marcelo Santos)

2 comentários:

Márcio Ahimsa disse...

Isso é verdade. É como diz o adágio popular: a união faz a força.


Beijos, querida.

DOIDINHA DA SILVA disse...

Eu gosto muito desta história, adorei a forma como a recontou.

Postagem em destaque

*Relembrando : * O Pescador e o Banqueiro *

* O Pescador e o Banqueiro * Um banqueiro de investimentos americano estava no cais de uma povoação das Caraíbas, quando chegou um bar...